sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O Candomblé - Religião matriz africana


O candomblé é uma manifestação religiosa africana trazida pelos povos africanos escravizados durante o período colonial. Chegando, houve modificações no culto de seus seres espirituais conhecido por nós como orixás. Com a vinda de várias nações, e por conta, da perseguição sofrida pela igreja católica, assim também, pela separação dos entes das mesmas tribos, acabaram unindo suas crenças e tornando o candomblé um culto de várias entidades interligadas, diferentemente do que ocorria na África. Para poder expressar a sua crença, houve a associação com os santos católicos, assim como, em ato de respeito, cultuaram a ancestralidade das divindades indígenas causando um processo de assimilação. Muito do que se sabe sobre a cultura religiosa da África, advém do conhecimento do povo de ketu, contudo se sabe ainda muito pouco sobre a totalidade da religião.
No momento em que os escravos faziam seu culto para os orixás, com suas danças, músicas e o atabaque (é um instrumento musical de percussão afro-brasileiro que significa "prato”. Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode), e quando viam os capatazes para a senzala eles começavam a clamar para os Santos Católicos para que não houvesse nenhuma punição. Cada orixá  correspondente a um santo católico, são eles:
Euá - Nossa Senhora das Neves..
Iansã - Santa Bárbara.
Eres/Ibejis - Cosme e Damião.
Iemanjá - Virgem Maria, principalmente Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes.
Logum - São Miguel Arcanjo e Santo Expedito.
Nanã - Santa Ana, mãe de Maria.
Obá - Santa Catarina, Santa Joana D´Arc e Santa Marta.
Obaluaiê - São Lázaro e São Roque.
Ogum - Santo Antonio e São Jorge.
Oxalá - Jesus.
Oxóssi - São Jorge e São Sebastião.
Oxum - Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida.
Oxumaré - São Bartolomeu.
Xangô - São Francisco de Assis, São Jerônimo, São João Batista e São Pedro.

Por causa do instrumento que eles tocavam que originou o nome candomblé que é uma junção do quimbundo “candombe” (dança com atabaques) com o termo iorubá “ilé” ou “ilê” (casa): significa, portanto, uma "casa da dança com atabaques".
Com isso tem dia da semana de saudação aos orixás, é comum usar roupas de cores correspondentes a eles, contas na cor do santo, sendo também o dia mais propício a fazer oferendas e alcançar graças, assim como agradecê-las. São eles:
·         Exú – Que é o mensageiro dos orixás
Saudação: Laroyê Exú!; Cores: vermelho e preto; Dia da semana: Segunda-feira.

·         Ogum – O orixá da guerra, é também ferreiro.
           Saudação: Ogunhê; Cores: azul, verde; Dia da semana: Terça-feira.

·         Oxóssi – O orixá da caça e rei das matas.
           Saudação: Okê arô!!; Cores: verde, azul ;Dia da semana: Quinta-feira.

·         Nanã Buruku – a mais velha dos orixás, primeira esposa de Oxalá, deusa da morte.
           Saudação: Saluba Nanã!; Cores: lilás, roxo; Dia da semana: Domingo.

·         Omulú/Obaluaiê – O orixá da medicina, deus da varíola.
           Saudação: Atotô!; Cores: marrom, cor palha; Dia da semana: Segunda-feira.

·         Oxumaré/Bessen – O orixá da riqueza representado pelo arco-íris e pela cobra.
           Saudação: Arroboboi Oxumarê!; Cores: amarelo e verde; Dia da semana: Terça-feira.

·         Iansã – Senhora dos ventos e tempestades.
           Saudação: Epahey Oyá!; Cores: marrom e vermelho; Dia da semana: Quarta-feira.

·         Logunedé – O caçador filho de Oxum e Oxóssi.
          Saudação: Loci Loci Logun!; Cores: amarelo e azul; Dia da semana: Quinta-feira.

·         Xangô – Senhor da justiça.
           Saudação: Kao Kabiesilê!; Cores: vermelho e branco, marrom e branco; Dia da semana: Quarta-feira.

·         Oxum – Orixá do amor, da fertilidade e maternidade.
           Saudação: Ora yê yê ô!; Cores: amarelo; Dia da semana: Sábado.

Muitos terreiros de candomblé praticam ações sociais para beneficiar a comunidade como, por exemplo, festa nos dias das crianças, com distribuição de presentes e lanches para as crianças; almoço do dia das mães; distribuição de cestas básicas entre outras ações sociais para beneficio da comunidade.
No entanto o olhar preconceituoso ainda existe o achar que “esses presentes e que os alimentos foram oferecidos” faz com que muitas ações sociais do terreiro parem de ser feitos.




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