O candomblé é uma manifestação
religiosa africana trazida pelos povos africanos escravizados durante o período
colonial. Chegando, houve modificações no culto de seus seres espirituais
conhecido por nós como orixás. Com a vinda de várias nações, e por conta, da
perseguição sofrida pela igreja católica, assim também, pela separação dos
entes das mesmas tribos, acabaram unindo suas crenças e tornando o candomblé um
culto de várias entidades interligadas, diferentemente do que ocorria na
África. Para poder expressar a sua crença, houve a associação com os santos
católicos, assim como, em ato de respeito, cultuaram a ancestralidade das
divindades indígenas causando um processo de assimilação. Muito do que se sabe
sobre a cultura religiosa da África, advém do conhecimento do povo de ketu,
contudo se sabe ainda muito pouco sobre a totalidade da religião.
No momento em que os escravos
faziam seu culto para os orixás, com suas danças, músicas e o atabaque (é um
instrumento musical de percussão afro-brasileiro que significa "prato”.
Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas
coberta de couro de boi, veado ou bode), e quando viam os capatazes para a
senzala eles começavam a clamar para os Santos Católicos para que não houvesse
nenhuma punição. Cada orixá correspondente a um santo católico, são eles:
Euá - Nossa Senhora das Neves..
Iansã - Santa Bárbara.
Eres/Ibejis - Cosme e Damião.
Iemanjá - Virgem Maria,
principalmente Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes.
Logum - São Miguel Arcanjo e
Santo Expedito.
Nanã - Santa Ana, mãe de Maria.
Obá - Santa Catarina, Santa
Joana D´Arc e Santa Marta.
Obaluaiê - São Lázaro e São
Roque.
Ogum - Santo Antonio e São
Jorge.
Oxalá - Jesus.
Oxóssi - São Jorge e São
Sebastião.
Oxum - Nossa Senhora das
Candeias e Nossa Senhora Aparecida.
Oxumaré - São Bartolomeu.
Xangô - São Francisco de Assis,
São Jerônimo, São João Batista e São Pedro.
Por causa do instrumento que
eles tocavam que originou o nome candomblé que é uma junção do quimbundo
“candombe” (dança com atabaques) com o termo iorubá “ilé” ou “ilê” (casa): significa,
portanto, uma "casa da dança com atabaques".
Com isso tem dia da semana de
saudação aos orixás, é comum usar roupas de cores correspondentes a eles,
contas na cor do santo, sendo também o dia mais propício a fazer oferendas e
alcançar graças, assim como agradecê-las. São eles:
·
Exú – Que é o mensageiro dos orixás
Saudação: Laroyê Exú!;
Cores: vermelho e preto; Dia da semana: Segunda-feira.
·
Ogum – O orixá da guerra, é também ferreiro.
Saudação: Ogunhê; Cores: azul, verde; Dia da semana: Terça-feira.
·
Oxóssi – O orixá da caça e rei das matas.
Saudação: Okê arô!!; Cores: verde, azul ;Dia da semana: Quinta-feira.
·
Nanã Buruku – a mais velha dos orixás, primeira esposa de
Oxalá, deusa da morte.
Saudação:
Saluba Nanã!; Cores: lilás, roxo; Dia da semana: Domingo.
·
Omulú/Obaluaiê – O orixá da medicina, deus da varíola.
Saudação: Atotô!; Cores: marrom, cor palha; Dia da
semana: Segunda-feira.
·
Oxumaré/Bessen – O orixá da riqueza representado pelo arco-íris e
pela cobra.
Saudação:
Arroboboi Oxumarê!; Cores: amarelo e verde; Dia da semana: Terça-feira.
·
Iansã – Senhora dos ventos e tempestades.
Saudação:
Epahey Oyá!; Cores: marrom e vermelho; Dia da semana: Quarta-feira.
·
Logunedé – O caçador filho de Oxum e Oxóssi.
Saudação:
Loci Loci Logun!; Cores: amarelo e azul; Dia da semana: Quinta-feira.
·
Xangô – Senhor da justiça.
Saudação:
Kao Kabiesilê!; Cores: vermelho e branco, marrom e branco; Dia da
semana: Quarta-feira.
·
Oxum – Orixá do amor, da fertilidade e maternidade.
Saudação: Ora yê yê ô!; Cores: amarelo; Dia da semana: Sábado.
Muitos terreiros de candomblé
praticam ações sociais para beneficiar a comunidade como, por exemplo, festa
nos dias das crianças, com distribuição de presentes e lanches para as
crianças; almoço do dia das mães; distribuição de cestas básicas entre outras
ações sociais para beneficio da comunidade.
No entanto o olhar
preconceituoso ainda existe o achar que “esses presentes e que os alimentos
foram oferecidos” faz com que muitas ações sociais do terreiro parem de ser
feitos.
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